O DIREITO é tratado como uma "ciência" que regulamenta alguns fatos que ocorrem na sociedade e que realmente merecem um "tratamento especial", ou seja, necessitam de regulamentação para viabilizar a convivência em sociedade.
Pena que essa "ciência" não é de conhecimento pleno dos cidadãos.
Muitas pessoas possuem dificuldades em compreender algumas leis e normas em razão da própria complexidade dos textos legais e da inacessibilidade pela falta de publicidade dos direitos dos indivíduos.
Todos cidadãos deveriam ter conhecimento e praticar comumente o DIREITO: as pessoas deveriam saber "de cor e salteado" o que podem fazer, o que podem exigir, o que podem receber (direitos) e o que devem cumprir, respeitar e pelo que devem se responsabilizar (deveres).
No entanto essa não é a realidade atualmente... e, por isso, fico pensando se as pessoas, tanto estudantes de direito quanto os próprios profissionais, fazem questão de divulgarem seus conhecimentos e esclarecerem as normas aos leigos.
Às vezes, parece-me que o mundo dos juristas é fechado e que poucos têm acesso às informações. Em outras situações, deparo-me com profissionais, os quais nem sempre são tão qualificados, mas proporcionam explicações às pessoas e têm tão atitudes dignas que salvam a classe dos profissionais do DIREITO (aqui não falo só de advogados, mas também de funcionários públicos).
Será que basta somente ter uma ATITUDE DIFERENTE? Será que o MÉTODO DE ENSINO está correto nas faculdades e cursos de especialização? Ou será que esse modo de agir e de levar os conhecimentos de forma clara adiante, para todos ter acesso é questão de EDUCAÇÃO?
São questões a serem pensadas... Se as pessoas acharem soluções, estas podem, quem sabe, começar a mudar essa trajetória do DIREITO.
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Colega, acho que a trajetória do Direito sofre dos mesmos problemas que a Política, a Economia, a Sociologia, a Filosofia, a...
O problema da sociedade é ela mesma.
O pressuposto para vida em sociedade é a convivência de pessoas. Casualmente, são as pessoas que criam os problemas para sua convivência... é um ciclo vicioso.
Cumpre a TODOS trabalharem pró todos. Mas isso NUNCA ocorre. Por que?
Por educação (ou melhor, a falta dela).
Postar um comentário